Baixe o Firefox 2.0 em inglês O lançamento acontece poucos dias depois de a versão final do IE7, principal concorrente do mercado, desenvolvido pela Microsoft, ter chegado ao mercado.
A nova versão do navegador trará uma melhor navegação através de abas, recurso que se popularizou no programa e contou como grande diferencial de seu principal concorrente, que na versão mais nova ganhou recursos semelhantes, que permitem ao internauta navegar na mesma janela, em vez de abrir uma nova instância do programa para cada site visitado.
Agora, cada uma das abas possui um botão para ser fechada, ao contrário da versão anterior, onde todas dividiam apenas um botão de fechamento, além de ganhar modificações visuais para deixá-la mais óbvia aos usuários. Outra função interessante será um gerenciador de sessões: caso o Firefox ou o sistema seja desligado repentinamente, quando voltar, o usuário poderá continuar navegando pelas mesmas páginas.
Como o concorrente IE7, o Firefox 2 também possuirá proteção antiphishing, que ajudará a impedir que usuários incautos forneçam seus dados em páginas hackers que se disfarcem de sites reais. No entanto, Christopher Beard diz que a Mozilla tomou atitude diferente da Microsoft neste quesito: em vez de checar páginas individuais contra uma lista de sites perigosos, através do envio de informação do site para um terceiro servidor, o Firefox atualiza a lista negra de páginas fraudulentas no computador do usuário automaticamente a cada meia hora, sem envio de qualquer informação dos sites visitados a outro servidor.
Uma ferramenta de correção ortográfica também estará disponível e corrigirá em tempo real as palavras digitadas no navegador, como se o usuário estivesse em um editor de textos. O recurso será útil para escritores de blog ou de email, que poderão contar com o Firefox 2 para assinalar em vermelho as palavras que parecerem incorretas e permitir que, através de um clique com o botão direito do mouse, corrijam o problema.
A busca interna do navegador também estará melhorada: assim que o usuário começar a digitar um termo para pesquisa, o navegador sugerirá palavras de busca, de acordo com o sistema escolhido, diminuindo a necessidade de digitação de palavras completas em muitos casos.
De acordo com o site The Inquirer, o último lançamento de uma versão de testes do Firefox 2.0 foi feito na última semana, e já parecia estável o suficiente para ser lançado comercialmente, sendo assim, o lançamento da versão final do Internet Explorer 7, da Microsoft, aparentemente teve pouco peso na escolha da ocasião do anúncio da versão final de Firefox 2.
Conforme estatísticas recentes da companhia OneStat.com, o mercado do navegador Firefox caiu de 12,93% para 11,4% (1,44%) desde julho de 2006, mas o vice-presidente de produto da Fundação Mozilla diz que o aplicativo nunca esteve tão popular, estimando que hoje sua base de usuários talvez esteja entre 70 e 80 milhões, e espera que o crescimento continue após o lançamento da segunda versão.
O navegador, com cerca de 5 MB, poderá ser baixado em 39 idiomas para usuários dos sistemas Windows, Mac OS e Linux, a partir do site getfirefox.com.
com Magnet