Rich Skrenta, criador do Elk Cloner, o primeiro vírus de computador, e co-fundador dos sites Open Directory Project e Topix, anunciou que está trabalhando em um novo sistema de busca, o Blekko, que tentará desbancar o atual campeão Google.
Segundo o site Searchviews, Skrenta acredita que após uma década da entrada da Google no mercado, muito mudou na web. "A web é grande. Muito, muito grande. Possui literalmente bilhões e bilhões de páginas", explicou Skrenta em seu blog, acrescentando que a cada ano ou dois a malha dobra de tamanho.
Crítico do PageRank, sistema de indexação utilizado pelo Google, Skrenta acredita que a idéia de três ou quatro resultados privilegiados em meio a tantas páginas existentes é um tanto inaceitável. Para o programador, este sistema destruiu a web, e o Google é culpado.
"E ainda assim eles têm mais de 85% do mercado, e pouca competição eficiente. Ao mesmo tempo existe um fabuloso negócio na busca", explicou, perguntando-se porque não há concorrência.
Todavia, o Blekko ainda está longe de sua conclusão. Em seu endereço (blekko.com) há apenas uma foto de um boneco criado pela filha do programador. Um protótipo do sistema final não deve estar pronto antes de 2009, conforme noticiou o TechCrunch.
Por enquanto, o endereço do projeto mostra apenas este boneco feito pela filha de Skrenta
Fonte: www.terra.com.br