Brasília, 27 set (EFE).- Apenas 11% dos brasileiros dizem confiar nos políticos, e a instituição que tem a melhor imagem no país é o Supremo Tribunal Federal (STF), informa uma pesquisa publicada hoje pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).
Segundo a pesquisa, apresentada num ato realizado na Câmara dos Deputados, 16% dos entrevistados disseram confiar nos partidos políticos, uma qualificação levemente mais alta que a de seus representantes.
A confiança nas instituições federais também é muito baixa.
O Senado Federal, instituição que abriu nestes últimos meses diversos processos com seu próprio presidente, Renan Calheiros, recebeu a confiança de 14,6% dos brasileiros.
A Câmara dos Deputados obteve uma nota inferior (12,5%), e o sistema judiciário alcançou os melhores resultados.
Dos entrevistados, 45,5% disseram confiar nos juízes, enquanto 52,7% respaldaram o STF.
Segundo o estudo, 85% dos entrevistados acreditam que a corrupção pode ser combatida, enquanto 94,3% consideram que um político processado pela Justiça não deveria poder se candidatar.
Uma grande maioria dos entrevistados (95,4%) também considerou importante a realização de uma reforma política, um assunto que está em discussão há mais de quatro anos no Congresso.
Na pesquisa, encomendada pela AMB à empresa Opinião Consultoria, foram ouvidas 2.011 pessoas de todo o país durante as primeiras três semanas de agosto. EFE
Fonte: www.yahoo.com.br