Nascida com um sonho para a disseminação de informação a partir de um mecanismo livre, onde todos com acesso poderiam contribuir, a Wikipédia começa a se tornar espaço para o confronto de todo tipo de interesse.
Recentemente descobriu-se que o FBI, a CIA, a rede de supermercados Wal Mart, os grandes bancos norte-americanos, entre outros, usam a liberdade de publicação para editar tópicos em beneficio próprio, através da edição anônima de verbetes.
O tema entrou em discussão depois que Virgil Griffith, um aluno da CalTech (Instituto de Tecnologia da Universidade da Califórnia) desenvolveu o Wiki Scanner. O sistema permite identificar postagens anônimas na Wikipedia. O resultado: o serviço secreto e a policia dos Estados Unidos usavam computadores-laranjas para publicar, na enciclopédia, textos alinhados com os interesses próprios.
A Wikipédia está começando a sentir os efeitos da produção e publicação desordenada de informações. Ela vai pagar um preço pelo pioneirismo, mas em compensação torna-se um laboratório para observação das mudanças em curso no universo social da informação.
A revista norte-americana Wired, especializada em tecnologia, criou um catálogo de edições interesseiras da enciclopédia virtual. Para acessar, em inglês, clique aqui.