A Double Fusion, que provê sistemas para oferecer anúncios dentro do ambiente virtual de games, liberou um estudo que indica os retornos deste novo tipo de mídia para ações de marketing. Conduzido por uma empresa independente, o levantamento foi feito justamente para dar subsídios a empresas sobre quais são as estratégias que funcionam quando o assunto é associar jogatina digital e publicidade. Para chegar às conclusões, a pesquisa usou 36 anúncios de vários tipos (elementos interativos, anúncios estáticos, patrocínios, etc). O levantamento concluiu que 75% dos jogadores olham para pelo menos um anúncio por minuto durante partidas (embora não em todos os tipos de jogos). Anúncios que não interferem no visual do jogo são três vezes mais eficientes em chamar a atenção do usuário do que anúncios que interferem no visual do game.
Anúncios que estão no eixo de visão do jogador também~são mais vistos do que outros colocados em outros pontos, não importando seu tamanho dentro do ambiente virtual dos jogos. O nível de resposta do jogador a anúncios intersticiais ou interativos varia conforme o perfil do usuário
Metodologia
Conduzido pela empresa de pesquisas Interpret LLC, o estudo considerou métodos quantitativos e qualitativos para ver o retorno de 36 anúncios in-game em 10 títulos de jogos em vários gêneros, incluindo shooters, jogos de ação, de corrida e RPG.
A metodologia incluiu entrevistas com gamers hardcore em mercados como Los Angeles, Nova York e Londres e inclui até o monitoramento de movimentos oculares, trabalho que contou com a participação Eye Tracking, empresa fundada por pesquisadores do Centro de Pesquisa Cognitiva e Ergonômica da Universidade de San Diego. As medições feitas avaliaram que fatores influenciam a visibilidade de anúncios como localização, tamanho, aspecto, contexto e atenção.
by: Alexandre Barbosa - Estadão.com.br