Os jovens que se preparam para solicitar estágio ou emprego devem tomar cuidado com a utilização da internet: as agências e as empresas já estariam pesquisando o Orkut e outros sites de relacionamento em busca de referências dos candidatos às suas vagas.
Vinculações ou relacionamentos com comunidades de internet mal vistas podem comprometer boas oportunidades profissionais. O alerta foi feito por especialistas em treinamento durante o II Ciclo de Depoimentos Profissionais, do Programa de Educação do Adolescente para o Trabalho (PEAT), da Prefeitura de São Bernardo, realizado na sexta-feira, 1º de junho, na Faculdade de Direito de São Bernardo.
Criado em 1991, o programa busca inserir jovens pobres no mercado de trabalho, com apoio em trabalho formativo e em bolsa estágio em órgãos da Prefeitura.
Da mesma forma que os adolescentes, os especialistas também disseram ser oriundos de famílias pobres e deixaram sugestões para êxito profissional. A principal sugestão foi a de que os jovens devem continuar a fazer o projeto de carreira profissional de acordo com os próprios sonhos e anseios. É a melhor forma de enfrentar as rápidas transformações do mercado de trabalho.
Como enfrentar o medo e formar conceito- Um depoimento que chamou muito a atenção dos adolescentes no II Ciclo de Depoimentos Profissionais foi o da assistente social Marta Aparecida de Oliveira França, que atua na Mahle Metal Leve, em São Bernardo, como profissional de Recursos Humanos. Ou seja, ela decide sobre contratações.
Marta relatou aos jovens situações de conflito nas empresas, por inveja ou outras posturas, que eles devem habituar-se a enfrentar com paciência, pois contribuem para a maturidade e a conquista de confiança. Ela recomendou que todos os adolescentes, antes de iniciarem um curso técnico ou superior, procurem os serviços de teste vocacional oferecidos gratuitamente pelas faculdades.
A assistente social falou dos medos que os jovens enfrentam durante o processo de procura do emprego e das entrevistas. Alguns dos truques são o de aprender a trabalhar com a respiração, seja antes de sair de casa, seja na hora da entrevista, para conter o nervosismo. A boa preparação também ajuda a conter a ansiedade, pois isso dá confiança. Outro elemento de confiança é o jovem acreditar que é capaz e mostrar entusiasmo em tudo o que faz. Na hora da contratação, segundo ela, os aspectos que mais pesam na análise dos candidatos são a postura, o relacionamento interpessoal, demonstrar vontade de aprender, iniciativa, conhecimentos de informática, trabalho em equipe e entusiasmo.
Ela aconselhou os adolescentes a serem cuidadosos nos seus grupos no Orkut para não prejudicarem suas imagens perante as empresas.
Como começar a "fazer dinheiro" - A professora Sandra Roseli Leite Dotto, da Secretaria de Educação e Cultura, indicou oportunidades no mercado de trabalho para que os jovens levantem dinheiro para seus projetos ou mesmo iniciem carreiras profissionais. Uma dessas áreas é a de lazer, recreação e festas, em que ela tem atuado, pois possibilita prestação flexível de serviços em buffets, restaurantes, viagens, hotéis, escolas, agências de turismo, com horários flexíveis, trabalho em fins de semana, entre outros aspectos - Rosa Maria Demergian