Web 2.0 é o nome dado à nova fase da internet, baseada em inteligência coletiva, isto é, na construção coletiva do conhecimento.
Através da interação comunidades criadas em torno de interesses específicos poderão apoiar uma causa, pressionar uma empresa ou mudar a opinião pública sobre qualquer assunto, exemplo desta aplicação é a enciclopédia Wikipédia, que tem seu conteúdo fornecido e editado por internautas.
Instituições, governos e empresas já estão incorporando esta cultura para gerar riqueza e conhecimento, e um monte de blá blá blá.
Muito bem, na teoria é até que muito boa, confesso... que fiquei empolgado quando descobri a web 2.0, mas com o tempo eu conclui que não se passa de mais uma arma de publicidade e enganação ou seja um “golpe de marketing”.
Explico .... O espaço virtual sempre apresentou interatividade entre as pessoas, vamos citar apenas alguns exemplos ?
- Fóruns de discussão
- Grupos de discussão
- Orkut
- Blogs
De modo que a minha opinião é:
A web 2.0 não passa de um monte de mentiras, o sistema de interação site - usuário já existe a muito tempo, não passa de um jogo de publicidade.
Conclusão:
Quem ganha com isso? hahaha, olha só os top da web 2.0, Google, Orkut e Youtube, ou seja a Google vai conseguir seu principal objetivo, tentar conquistar o mundo.
E onde fica sua liberdade de expressão nisso tudo? se você quiser fazer algo diferente não vai poder porque está fora dos padrões, já colocaram padrões e regras estúpidas em tudo, agora no meu espaço livre ninguém irá colocar, se eu quiser fazer um site em poucos minutos usando o alinhamento de tabela ou quebrar a cabeça com css levando horas apenas porque alguém estipulou isto, com certeza eu usarei as “tabelas”.
A Google vai continuar rica, a Coca-cola vai continuar a vender toxinas com zero calorias, os elefantes vão continuar cor-de-rosa, não mudou em nada a chegada da web2.0.
Por: Alan Corrêa
Site:www.alan.y2kdesign.com
Email:[email protected]