Login: Senha: Registrar-se - Esqueci minha senha
.: Menu
Home
Artigos
Sign. dos Sonhos
Papel de Parede
Ilusões de Ótica
.: Bancos
Emoticons e Gifs
Ícones
Logos
.: Serviços
Mural de Recados
Usuários Online
Bloco de Notas
Formmail
Meu IP
.: Geradores
Gerador de Senhas
Barra de Rolagem
Recomende
Pop-up
Inverter Link
.: Canais
Apostilas
Arte/Cultura
Blog
Busca
Celular
Downloads
E-mail Grátis
Emoticons
Esportes
Filmes
Flogs
Fontes
GTA Mods
Host Grátis
Humor
Infantil
Informática
Jogos
Jogos Online
Linux
Músicas
Notícias
Offline
Redirecionadores
Sites Parceiros
Webdesigners
Webmasters
.: Na Faixa
Sobre
Contato
Recomende-nos
Termos de uso

Dicas de como facilitar a usabilidade do Windows 2003.

Enviado em 04/06/2007 - 04:59
Fonte: A A A A

 

Muitas pessoas estão migrando para o win2003 (eu por exemplo) mas se deparam com muitas dúvidas e problemas como desligar o Windows, configurar redes, instalar novos programas, etc.

Novos usuários estão testando a versão como uma work station.

Não há problemas, mas segue ai algumas dicas de como facilitar sua usabilidade.

Segue dicas em Inglês e Português.

 

Retirando o SET do Windows 2003
Desligar sem descrever o motivo.


1. Entre no Menu Iniciar

2.
Clique em Executar e digite "gpedit.msc" (sem aspas)
3. Após clique em Administrative Templates no lado esquerdo, e depois em System
4. No lado direito clique em Display Shutdown Event tracker com o botão direito e depois em Properties

5.
Clique em Disabled e depois em OK
6.
Feche a janela do gpedit
7. Depois vá no menu Iniciar e clique em Shutdown


Pronto o SET está desativado .


Configurando Rede LOCAL e INTERNET no Windows 2003


Faça o seguinte:

Suponho que se você tem 2 placas 1 é para rede Interna e a outra será para o Speedy.
Vá em Iniciar / Configurações / Conecção de rede e remoneie as conexão das duas placas para:

Rede Local

Speedy (ou Velox)

Depois entre no protocolo TCP/IP da placa Rede Local e coloque o IP de sua máquina . (Isto significa IP FIXO)
Depois entre no protocolo TCP/IP da placa Speedy e configure para * Obter endereço IP automaticamente .

IMPORTANTE: Plugue os respectivos cabos em suas respectivas placas.

Quase pronto, agora desista-le o software do speedy (ou outro provedor de Internet EX. Velox) caso você tiver o instalado.
Agora vá em Iniciar / Configurações / Coneção Rede / Fazer Nova Conecção .

Crie um conexão ADSL sem problemas, você não tem necessidade de instalar o software PPONET que vem junto com o Speesy, pois o Win2003 dá suporte a ete protocolo.

Após ter criado a conexão, digite seu usuário, senha e PRONTO.

Caso o Windows 2003 não esteja abrindo algunes sites EX www.baboo.com.br

Proceda da seguinte forma.

Abra o Internet Explorer , Vá em Ferramentas / Opções de Internet / Segurança / Novel Personalizado

Deça a barra de rolagem e quase no final você encontrará os intes ActiveX, ative todos e reinicie o computador.

 

 

Windows Server 2003 - Otimizando para Workstation


Há alguns sites que ensinam o processo de "conversão" do
Windows Server 2003 para uma estação de trabalho. Como todos conhecidos até agora estão em inglês, vou postar as principais etapas e algumas dicas para essa nova versão do Windows. As minhas fontes são sites como http://www.neowin.net/articles.php?action=more&id=54  e http://www.msfn.org/win2k3/ além de tópicos aqui do fórum e dicas dos colegas.

Iniciar o Windows sem necessidade de CTRL+ALT+DEL

Toda vez que o
Windows 2003 é iniciado é necessária entrar com esse comando para ter acesso à tela de Logon. Para acabar com isso, faça o seguinte: MENU INICAR > CONFIGURAÇÕES > PAINEL DE CONTROLE > FERRAMENTAS ADMINISTRATIVAS > DIRETIVA DE SEGURANÇA LOCAL > DIRETIVAS LOCAIS > OPÇÕES DE SEGURANÇA.
Você verá a opção
"Logon Interativo: Não exigir Ctrl+Alt+Del". Clique com o botão direito do mouse nessa opção, escolha propriedades e ative essa opção.

Iniciar o Windows sem necessidade de fazer Logon.


Quando você iniciar o
Windows 2003, é necessário fazer Logon. Se apenas você usa o computador ou não vê necessidade dessa opção, para iniciar fazendo Logon automaticamente faça o seguinte: MENU INICIAR > EXECUTAR > DIGITE "rundll32 netplwiz.dll,UsersRunDll" (sem aspas). Desmarque a opção "Os usuários devem digitar um nome de usuário e uma senha para usar este computador". Certifique-se que o seu nome de usuário está selecionado (de preferência Administrador). Clique em aplicar e entre com sua senha.

Ative a aceleração de Hardware.


O Windows 2003 vem com a aceleração de Hardware desabilitada, como conseqüência, o desempenho em jogos pode ficar comprometido. Para habilitar a aceleração de Hardware, faça o seguinte: Clique com o botão direito do mouse sobre sua área de trabalho e escolha propriedades. Escolha então
CONFIGURAÇÕES > AVANÇADAS. Vá em soluções de problemas e coloque a aceleração de hardware em MÁXIMA. Certifique-se que a caixa "Ativar ao combinar" está ligada.

Ativar aceleração de som.


Para ativar a aceleração de som, que por default vem desabilitada, faça o seguinte:
MENU INICIAR > EXECUTAR > DIGITE "dxdiag" (sem aspas). Escolha SOM e em "Nível de aceleração de som de hardware" coloque a barra no máximo (direita).

Ativar os temas no Windows 2003.


Os temas vêm, por default, desabilitados no Windows 2003. Para habilitá-los faça o seguinte:
MENU INICIAR > EXECUTAR > DIGITE "services.msc" (sem aspas). Encontre a opção TEMAS, clique com o botão direito do mouse nessa opção, escolha propriedades; em "Tipo de inicialização" coloque "Automático" então clique em OK, depois clique em START para iniciar o serviço. Para trocar de tema, clique com o botão direito do mouse sobre sua área de trabalho e escolha propriedades e Temas. Repare que agora o esquema de tela (cores) do Windows XP estará disponível. Outros temas podem ser baixados na Internet.

Habilitar Câmera, Webcam e Scanner. 


Para habilitar o suporte a esses periféricos faça o seguinte:
MENU INICIAR > EXECUTAR > DIGITE "services.msc" (sem aspas). Escolha a opção "Assistente de aquisição de imagens do Windows (WIA)". Clique com o botão direito do mouse nessa opção, escolha propriedades; em "Tipo de inicialização" coloque "Automático" então clique em OK.

Habilitar suporte para controles de PlayStation adaptados. 


Dependendo do driver que se usa para esses controles, o Windows usa o
HID (Human Interface Devices). O HID vem, por default, desabilitada no Windows 2003. Para habilitá-lo faça o seguinte: MENU INICIAR > EXECUTAR > DIGITE "services.msc" (sem aspas). Escolha "Acesso a dispositivos de interface humana". Clique com o botão direito do mouse nessa opção, escolha propriedades; em "Tipo de inicialização" coloque "Automático" então clique em OK.

Resolver o problema de desligamento automático.


O Windows 2003 também padece do problema autodesligamento quando se conecta a Internet. Uma solução funcional, mesmo que se possa considerar "
jogar a poeira para debaixo do tapete" é fazer modificações no servido de RPC. Para fazê-lo, faça o seguinte: MENU INICIAR > EXECUTAR > DIGITE "services.msc" (sem aspas). Escolha a opção "Alocador Remote Procedure Call", clique com o botão direito do mouse nessa opção, escolha propriedades, vá em RECUPERAÇÃO e coloque em "Primeira Falha / Segunda Falha / Falhas Posteriores" a opção "Não executar nenhuma ação". Dê OK e em seguida vá até opção "Chamada de Procedimento Remoto (RPC)" e repita o processo.

OBS: Um método mais fácil é ABILITAR O FIREWALL da coneção em START (Iniciar)> CONECT TO (Conectar em)> SHOWL ALL CONECTIONS clique com botão direito sobre a coneção .. e vai em PROPERTIES (propriedades) na aba ADVANCED (Avançado) clique para ABILITAR O FIREWALL de OK e pronto ..  aentre na Internet sme o perigo de ser chateado pelo blaster. Vá ao Windows update e atualize-o assim acabara com o problema do (RPC)
, podendo asism desativar o forewall apos a atualização, caso você tenha outro firewall para uso.

Acabar com as "travadinhas" quando se minimiza uma tela.


Em alguns computadores, em especial nos menos potentes, toda vez que se minimiza uma janela ou programa o Windows 2003 dá uma pequena travada. Isso ocorre porque o sistema manda esse programa (ou parte dele) que foi minimizado para a SWAP. E isso acarreta em um grande uso do processador (no meu bate nos 100%). Com o tempo essa travadinha se torna irritante. Para dar um fim definitivo nesse problema, faça o seguinte: Clique com o botão direito do mouse sobre o ícone "
Meu computador" na sua área de trabalho. Escolha PROPRIEDADES > AVANÇADO > em desempenho, clique no botão CONFIGURAÇÕES. Escolha a opção AVANÇADO e em Memória Virtual clique no botão ALTERAR. Escolha a unidade de disco em que está alocada a memória virtual (geralmente na mesma que o Windows foi instalado), marque a opção "Sem arquivo de paginação" e então clique no botão DEFINIR. Após ter certeza que nenhuma unidade contém arquivos de paginação, dê OK e reinicie o micro.
Apesar de você ter deixado os arquivos de paginação com 0MB, ela na verdade ainda existe. Ela vai funcionar de uma maneira parecida com a do Windows 98, mas mais eficiente. Você pode abrir quantos programas quiser sem ter medo de o sistema travar por falta de memória. Se você observar o gerenciador de tarefas, opção desempenho, verá que ela ainda está lá, firme e forte. E o melhor de tudo: as travadinhas se foram.

Otimizando a performance.


Existem algumas opções de performance que se encaixam melhor num servidor do que em uma Workstation. Como o Windows 2003 é Server, essas configurações vêm como default. Para alterá-las faça o seguinte: Clique com o botão direito do mouse sobre o ícone "
Meu computador" na sua área de trabalho. Escolha PROPRIEDADES > AVANÇADO > em desempenho, clique no botão CONFIGURAÇÕES. Escolha a opção AVANÇADO. Marque as opções 'Agendamento do processador" e "Uso de memória" com a opção PROGRAMAS.

Otimizando mensagens de erro.

O Windows 2003 tem o hábito de exibir mensagens de erro para qualquer um que aconteça no computador. Como a maioria são erros pequenos, com o tempo isso acaba irritando. Para fazer com que o Windows apenas mostre mensagens de erros críticos faça o seguinte: Clique com o botão direito do mouse sobre o ícone "
Meu computador" na sua área de trabalho. Escolha PROPRIEDADES > AVANÇADO e então clique no botão "Relatório de erros". Marque a opção "Desativar relatórios de erro" e a opção "Notificar-me quando ocorrerem erros críticos".

Navegando com o Internet Explorer


O Internet Explorer do Windows 2003 vêm com um nível de "segurança" muito alto, fazendo com que seja praticamente impossível de navegar em qualquer página. Pra resolver esse problema faça o seguinte:
MENU INICAR > CONFIGURAÇÕES > PAINEL DE CONTROLE > OPÇÕES DA INTERNET > SEGURANÇA. Deixe o nível de segurança como MÉDIO

 

Espero que tenha ajudado.

Um abraço e até a próxima.

 

 

Por Mateus Prado

É instrutor na unidade Microlins em Bebedouro-SP, ministra aulas no Instituto Municipal de Ensino Superior de Bebedouro nos Cursos de Publicidade e Jornalismo, na disciplina de Produção e artes gráficas. Administra redes e servidores Windows / Linux em uma das maiores empresas do país, a Cutrale Empreendimentos. Desenvolvedor Web em PHP, com especialidade em Segurança na Web. Está se preparando para conseguir um dos certificados mais cobiçados hoje; a certificação Mandriva Conectiva Linux, e a LPI.(Linux Professional Institute).

 

“Estou feliz de ser colunista e poder ajudar a todos.”

Enviado por: brunohcs

Esse artigo foi visualizado 5914 vezes

Compartilhe este artigo
facebook del.icio.us rec6 digg
Recomende este artigo a um amigo


Voltar
>> Comentários
 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentar
Thenard Coment: Amigo... teria um CRACK e/ou alguma ferramenta pra ativar o windows 2003 pra nunca mais pedir ativação ??? Obrigado.
 
Buscar Artigos:
.: Mods de GTA
GTA SA, VC, IV
SA - Carros
IV - Carros
Mods
GTA IV
SA - Mods Cleo
.: Saúde
Calculadora de IMC
Peso Ideal
Artigos de Saúde
.: Jogos Online
Ação
Aventura
Cassino
Classicos
Colorir
Corrida
Educativos
Esporte
Estrategia
Infantil
Luta
Meninas
Nave
Tiro
Outros
Adulto
Top Jogos
.: Parceiros
Mural de Recados Grátis
Papel de Parede
Show Moto
Web Visual
.: Nossos Números
Artigos: 930
Categorias: 50
Comentarios: 1863
Usuarios: 26633
Blocos de Nota: 87
Canais: 169

website monitoring service
eXTReMe Tracker
Na Faixa.net - Todos os direitos reservados. 12/2003 - 04/2024
Leia nossos Termos de Uso - Política de Privacidade
Desenvolvido por Web Visual
Crie seu Site - Papel de Parede Grátis - Show Moto - Mural de Recados Grátis - Dicas10