Por mais qualidade técnica que sua empresa tenha, por mais que o mercado esteja aquecido e receptivo ao seu produto e/ou serviço, muitas vezes sua proposta simplesmente não é aceita, e você acaba por não fechar negócio. Muitas vezes o problema não é nem o preço, e sim a maneira com que foi apresentado. Conheça as principais 10 razões pelas quais sua proposta não foi aceita.
1. Sua proposta é muito longa - Proposta não foram feitas para chocar ou espantar, e sim para informar. Não existe um tamanho ideal para um proposta, cada caso é um caso, mas quantos de seus potenciais clientes realmente leram a proposta inteira? Muitos deles, na verdade vasculham rapidamente a proposta procurando por prazos e custos. Mantenha a proposta curta e direta.
2. Você não se importou com o problema do cliente - Pra que outro motivo os seus potenciais clientes solicitam propostas, senão para que seja resolvido um problema? É melhor que você tenha uma resposta muito clara para isso. O cliente precisa olhar a proposta e saber exatamente quais problemas serão resolvidos com o produto e/ou serviço.
3. Sua proposta é muito técnica - Tenha sempre em mente quem vai ler sua proposta. Dificilmente será um técnico, muito provavelmente um diretor, ou um analista de compras. Portanto atenha-se aos fatos relevantes para quem vai ler a proposta. Se o cliente tivesse o conhecimento técnico não estaria pedindo uma proposta.
4. Sua proposta não trata de benefícios - Se você não vende benefícios, por que vão querer investir dinheiro no seu serviço e/ou produto? Clientes querem soluções, e querem comprar o melhor possível com seu dinheiro, se você não oferecer benefícios e soluções eles não aceitarão as propostas. Normalmente propostas com muito conteúdo técnico, e pouco foco no problema no cliente, significa que não há benefícios explicitos.
5. Sua proposta não é estruturada - Divida sua proposta em começo, meio e fim, organize-a. Propostas desorganizadas são mais difíceis de entender.
6. Erros gramaticais e sintáticos - Português claro e correto é essencial para uma boa comunicação. Erros de português, gramaticais e sintáticos dão uma má impressão ao leitor.
7. Mal formatada e mal apresentada - A apresentação importa, sim. Sua proposta não é a única que seu cliente irá receber. Procure chamar a atenção também pelo visual. Adicione algumas fotos, utilize cabeçalhos, logotipos, e até cores quando necessário.
8. Não tem referências - Adicionar referências e indicações de clientes pode ser uma boa opção. Muitas vezes o aval de outra pessoa, mesmo que não seja conhecida, dá um tom de sucesso ao produto e/ou serviço.
9. Você não agradece a atenção - Agradecer a atenção é uma boa política, afinal de contas você não escrevendo um manual de instruções, e sim uma proposta para um relacionamento comercial.
10. Você não deu nenhum retorno - Depois de enviar a proposta, procure saber o que o cliente achou. Às vezes uma ligação é o que faltava para que o cliente fechasse negócio
De posse destas informações acredito que será muito mais fácil fechar uma proposta.
Traduzido do blog Investigator Blog.
Fonte: http://dosesdiarias.seucaminho.com/