“Não é o software que faz o profissional, e sim o profissional que se faz através dele”.
O que adianta você ter em suas mãos o Photoshop e não saber aproveitar todos os recursos que ele oferece, a mesma coisa vale para o Fireworks.
É justamente isso, falta discernimento na hora de emitir opinião, muitos levam a coisa para o gosto próprio (entenda fanatismo), deixando a discussão com ar de disputa.
O Photoshop sem dúvida é o programa mais utilizando no mundo quando se fala edição de imagens, por toda sua história e possibilidades através das infinitas ferramentas. Ótimo para impressão, referencia no mercado, enfim… Qualquer profissional que se preze e atue diretamente na área de design, precisa dominá-lo.
Já o Fireworks, mesmo não possuindo o mesmo apreço e possibilidades que o PS, é capaz de realizar praticamente tudo que é voltado para web com muita qualidade. Sua praticidade, fácil manuseio de camadas e objetos no palco, interface amigável, opções de integração com todos os programas da ex-família “Macromedia” (hoje Adobe) que são: Flash, Dreamweaver e até o Freehand, este último infelizmente em desuso, entre outros recursos, que bem aproveitados, são capazes de atender as necessidades de cada um.
Saber trabalhar e aproveitar os dois acaba sendo o melhor caminho, escolhendo diante de sua experiência a melhor opção para determinadas circunstancias. Porém não esquecendo que o profissional se faz através de sua qualidade, independente do programa escolhido.
Lembre de outra coisa, o melhor programa não é um ou outro e sim aquele que você domina.