10 Dicas basicas para construir um site acessivel.
As dicas apresentadas nesta matéria constitem o básico do básico em se tratando de redesenho ou da construção de um site acessível.
A documentação referente a acessibilidade de Web Sites é bastante ampla e detalhada. Assim, as dicas a seguir tem a finalidade de "dar o ponta-pé inicial" nas necessidades de projeto para construção de um site acessível. As dicas contemplam alguns elementos HTML possíveis de utilização no projeto de um site novo, bem como elementos previamente existentes em sites a redesenhar.
- Imagens e animações: Use o atributo alt para descrever a função da imagem ou animação.
Quanto tratar-se de um elemento puramente decorativo ainda asssim use o atributo alt e deixe-o vazio, isto é alt="" - Mapas de imagens. Use mapa de imagens do lado do cliente (client-side map) e textos nas regiões clicáveis.
- Multimídia. Fornecer alternativas textuais para áudio e relatos descritivos para vídeo.
- Links. Use textos de links que façam sentido fora do contexto onde estão inseridos. Evite "Clique aqui".
- Organização da página. Use cabeçalhos, listas, e uma estrutura coerente. Use CSS para layout e estilização sempre que possível.
- Gráficos e cartas. Forneça um sumário ou use o atributo longdesc.
- Scripts, applets, e plug-ins. Forneça conteúdo alternativo para o caso em que tais funcionalidades não sejam suportadas pelos agentes de usuário.
- Frames. Use o elemento noframes e dê títulos aos frames que forneçam sua finalidade real.
Nota: Esta dica aplica-se para casos em que o uso de frames é imperativo ou redesenho de sites existentes.
Evite usar frames! - Tabelas. Forneça o sumário e linearize as tabelas (técnica que consiste basicamente em tornar as tabelas legíveis aos leitores de tela) .
- Verifique seu trabalho. Valide. Use ferramentas, checklist e as diretrizes de acessibilidade do W3C.