Login: Senha: Registrar-se - Esqueci minha senha
.: Menu
Home
Artigos
Sign. dos Sonhos
Papel de Parede
Ilusões de Ótica
.: Bancos
Emoticons e Gifs
Ícones
Logos
.: Serviços
Mural de Recados
Usuários Online
Bloco de Notas
Formmail
Meu IP
.: Geradores
Gerador de Senhas
Barra de Rolagem
Recomende
Pop-up
Inverter Link
.: Canais
Apostilas
Arte/Cultura
Blog
Busca
Celular
Downloads
E-mail Grátis
Emoticons
Esportes
Filmes
Flogs
Fontes
GTA Mods
Host Grátis
Humor
Infantil
Informática
Jogos
Jogos Online
Linux
Músicas
Notícias
Offline
Redirecionadores
Sites Parceiros
Webdesigners
Webmasters
.: Na Faixa
Sobre
Contato
Recomende-nos
Termos de uso

FALTA DE CONTROLE DEVE "ETERNIZAR" VÍDEO DE CICARELLI

Enviado em 08/01/2007 - 11:57
Fonte: A A A A

É bastante improvável -- praticamente impossível -- que a modelo e apresentadora Daniella Cicarelli consiga eliminar da internet o vídeo em que ela aparece com o namorado, Renato Malzoni Filho, em cenas picantes numa praia de Cádiz, na Espanha.

Na semana passada, o desembargador Ênio Santarelli Zuliani, da 4ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo, ordenou a instalação de filtros eletrônicos para evitar que os brasileiros pudessem ter acesso às imagens divulgadas no site de vídeos YouTube, o mais popular de sua categoria.

Apesar de o bloqueio ser tecnicamente possível, não se sabe quanto tempo levará para ser feito -- na manhã desta segunda-feira (08), ainda era possível encontrar no YouTube diversos arquivos que exibiam as cenas íntimas da modelo. Além disso, mesmo que as regras de filtragem sejam colocadas em prática, é muito difícil controlar informações na internet: elas podem ser replicadas em diversas páginas e, dessa forma, estarão sempre disponíveis on-line.

Essa falta de controle foi comentada por Vinton Cerf, o pai da internet, em entrevista ao G1 no final do ano passado. “O conteúdo divulgado on-line pode nunca desaparecer, mesmo que seus responsáveis se arrependam daquilo que colocaram na internet”, afirmou Cerf, vice-presidente do Google. “Quando algo está no computador, pode sempre ser reproduzido e distribuído”, continuou o especialista.

Familiarizados com a rede, os internautas são da mesma opinião. No blog Bastidores da Redação, muitos deles afirmaram que a estratégia de Cicarelli de bloquear o YouTube só fará o vídeo migrar para outros sites. “O arquivo não está só no YouTube. Se ela quiser apagar o que fez, vai ter que abrir processo contra o Google Vídeo, Kazaa, eMule e outras ferramentas de download”, escreveu no blog um internauta identificado como Cleberson.

Juliana Abrusio, advogada do escritório Opice Blum e professora de direito eletrônico da Universidade Presbiteriana Mackenzie, defende que a melhor solução para esse caso seria a identificação dos responsáveis pela divulgação do vídeo de Cicarelli no YouTube. Essa estratégia, possível tanto do ponto de vista técnico quanto judicial, já foi realizada em casos relacionados ao Orkut.

“Se o conteúdo ficar inacessível no YouTube, certamente será disponibilizado em outras páginas, como o [site de relacionamentos] MySpace”, explicou Juliana. Como é impossível controlar a divulgação do material, a solução seria punir aqueles que o disponibilizam na internet, coibindo ações desse tipo.

Filtragem

Os filtros eletrônicos solicitados pelo desembargador serão instalados pelas companhias que recebem dados enviados do exterior para o Brasil (as operadoras de backbones, que são a espinha dorsal da rede de computadores). Segundo informações do “Jornal da Globo”, há cinco backbones no Brasil, operados por cinco companhias diferentes.

Em entrevista ao G1 na semana passada, o advogado Rubens Decoussau Tilkian, que representa os interesses de Cicarelli e de seu namorado, afirmou que o YouTube poderia sair do ar “a qualquer momento”, pois as empresas já haviam iniciado o cumprimento da determinação da Justiça de instalar filtros. 

“Atender essa solicitação será difícil tanto pelo aspecto técnico quanto pela discussão que gera. Se todos quiserem retirar do ar informações que lhes desagradem, vamos virar a China [nação conhecida pela censura na web]”, afirmou Antonio Tavares, presidente da Associação Brasileira dos Provedores de Internet (Abranet). “Também não sei se as empresas que realizam conexões internacionais vão acatar pacificamente essa decisão”, continuou.



Enviado por: brunohcs

Esse artigo foi visualizado 2082 vezes

Compartilhe este artigo
facebook del.icio.us rec6 digg
Recomende este artigo a um amigo


Voltar
>> Comentários
 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentar
Buscar Artigos:
.: Mods de GTA
GTA SA, VC, IV
SA - Carros
IV - Carros
Mods
GTA IV
SA - Mods Cleo
.: Saúde
Calculadora de IMC
Peso Ideal
Artigos de Saúde
.: Jogos Online
Ação
Aventura
Cassino
Classicos
Colorir
Corrida
Educativos
Esporte
Estrategia
Infantil
Luta
Meninas
Nave
Tiro
Outros
Adulto
Top Jogos
.: Parceiros
Mural de Recados Grátis
Papel de Parede
Show Moto
Web Visual
.: Nossos Números
Artigos: 930
Categorias: 50
Comentarios: 1863
Usuarios: 26633
Blocos de Nota: 87
Canais: 169

website monitoring service
eXTReMe Tracker
Na Faixa.net - Todos os direitos reservados. 12/2003 - 04/2024
Leia nossos Termos de Uso - Política de Privacidade
Desenvolvido por Web Visual
Crie seu Site - Papel de Parede Grátis - Show Moto - Mural de Recados Grátis - Dicas10