da
Folha OnlineO blogueiro Nicholas Carr afirma seu site que os habitantes do mundo virtual do Second Life já estão repercutindo impacto no mundo real. Nicholas Carr sugere que a manutenção dos avatares consomem eletricidade tanto quanto moradores de países da América do Sul.
Reprodução |
|
Segundo nota divulgada no site vnunet.com, em recente post de seu
blogRough Type (www.roughtype.com), Carr sugere que a eletricidade consumida pelos usuários de cada avatar do mundo virtual para manter em funcionamento suas criações virtuais é equivalente à média consumida pelos habitantes do Brasil.
Carr sugere que, na média, há cerca de 12,5 mil avatares ativos no Second Life (em qualquer ponto do dia). Ele estima que, aproximadamente, 4.000 servidores e sistemas de resfriamento ("coolers") sejam usados para suportar o mundo virtual que, somados a 12,5 mil PCs em uso no controle dos avatares, resultem no montante de 1.752 kWh de eletricidade usada por um único avatar ao longo de um ano.
"A média de consumo dos brasileiros é de 1.884 kWh", escreve Carr. "Considerando que minha estimativa para o avatar é aproximada e bem conservadora, isso significa que a média de consumo de eletricidade dos avatares do Second Life é semelhante à média dos habitantes do Brasil." A quantidade de eletricidade varia bastante entre cada região do país, pondera Carr.
"Os avatares não são tão intangíveis como parecem", escreve Carr. "Eles não têm corpos, mas deixam rastos."
Fonte:
www.folha.com.br