XML (Extensible Markup Language), em português: Linguagem de Marcação Estendida.
Como surgiu?
O HTML como todos sabem é uma ótima linguagem para exibir informações ao usuário, porém deixa a desejar em aplicações Web mais complexas.
O XML surgiu para suprimir toda essa carência deixa pelo HTML, no desenvolvimento de aplicações avançadas para a Internet.
O que é?
O XML permite que você crie os seus próprios conjuntos de elementos de marcação. É uma maneira simples e padrão de delimitar os dados do texto.
Aonde, como, para que é utilizado?
Um dos objetivos da XML é fazer possível a transferência e manipulação de dados através da Internet de modo simplificado.
É possível compartilhar dados com qualquer pessoa/servidor, mesmo que ela esteja usando outra linguagem em qualquer plataforma.
Um exemplo prático:
Imagine uma empresa, com milhares de dados, que podem estar gravados em arquivos de texto, planilhas, banco de dados. E esses dados devem ser trocados entre sistemas. O problema irá surgir quando os sistemas não "falaram a mesma linguagem", ou seja, estiverem escritos em linguagens diferentes ou até mesmo rodarem em plataformas diferentes.
O XML facilita essa troca de dados.
Você já viu!
Você já deve ter visto em grandes sites um símbolo com a sigla RSS.
Já é possível você ter acesso às atualizações de um site, sem ter que acessa-lo manualmente. Não é você que corre atrás da noticia e sim ela atrás de você.
Mas o que isso tem a ver com XML? Tudo! Para isso acontecer o site deve gerar um código XML com o conteúdo, e você só deve ter um agregador de RSS (interpretador).