Uma senha (password) na Internet, ou em qualquer sistema computacional, serve para autenticar o usuário, ou seja, e utilizada no processo de verificação da identidade do usuário, assegurando que este e realmente quem diz ser.
Se uma outra pessoa tem acesso a sua senha, ela poderá utilizá-la para se passar por você na Internet. Alguns dos motivos pelos quais uma pessoa poderia utilizar sua senha são:• Ler e enviar e-mails em seu nome;
• Obter informações sensíveis dos dados armazenados em seu computador, tais como números de cartões de credito;
• Esconder sua real identidade e então desferir ataques contra computadores de terceiros
• Utilizar dessa senha para entrar em contas de bancos, e-mails, sistemas.
Mas o que é uma boa senha?
Uma boa senha deve ter pelo menos oito caracteres (letras, números e símbolos), deve ser simples de digitar e,o mais importante,deve ser fácil de lembrar.
Normalmente os sistemas diferenciam letras maiúsculas das minúsculas, o que já ajuda na composição da senha. Por exemplo, “pAraleLepiPedo” e “paRalElePipEdo” sao senhas diferentes.Entretanto, sao senhas fáceis de descobrir utilizando softwares para quebra de senhas, pois não possuem números e símbolos,alem de conter muitas repetições de letras.
Como elaborar uma boa senha?
Quanto mais “bagunçada” for à senha melhor, pois mais difícil será descobri-la. Assim, tente
misturar letras maiúsculas, minúsculas, números e sinais de pontuação. Uma regra realmente pratica que gera boas senhas difíceis de serem descobertas e utilizar uma frase qualquer e pegar à primeira, segunda ou a ultima letra de cada palavra.
Por exemplo, usando a frase “batatinha quando nasce se esparrama pelo chão” podemos gerar.
A senha “!BqnsepC” (o sinal de exclamação foi colocado no inicio para acrescentar um símbolo a senha). Senhas geradas desta maneira sao fáceis de lembrar e sao normalmente difíceis de serem descobertas.
Por exemplo, usando a frase “batatinha quando nasce se esparrama pelo chão” podemos gerar.
a senha “!BqnsepC” (o sinal de exclamação foi colocado no inicio para acrescentar um símbolo a senha). Senhas geradas desta maneira sao fáceis de lembrar e sao normalmente difíceis de serem descobertas.
Eu como professor, já vi muita gente desenvolvendo senhas difíceis de serem descobertas, e por serem difíceis, até o próprio criador a esquece, então fica o aviso para o pessoal do site, crie uma boa senha, mas que você volte a lembrar dela com facilidade...
Prof. Carlos Henrique Três
[email protected]
Graduado em Análise de Sistemas pela UNIP
Certificação de Security Officer pela módulo security
Professor de cursos na área de segurança
Profissional 5 estrelas Microsoft
Participante da Academia Latino Americana de Segurança da Informação