Embora a maioria de nós utilize os computadores com privilégios administrativos - confesso que durante muito tempo eu também trabalhei dessa forma, afinal o que prevalece entre nós humanos é a lei do menor esforço.
No entanto utilizar o computador com privilégios administrativos pode causar grandes problemas.
Neste artigo descrevo o porquê de não utilizar o seu sistema operacional com privilégios administrativos e descrevo como poderá utilizar o seu computador sem estar sempre logado como administrador e como poderá utilizar algum programa que necessite de privilégios mesmo sem estar logado como tal.
Vamos então ao que interessa.
A execução do Windows 2000 ou do Windows XP como um administrador torna o sistema vulnerável a cavalos de Tróia e outros riscos de segurança. O simples ato de visitar um site da Internet pode ser extremamente prejudicial ao sistema. Um site da Internet desconhecido pode conter códigos do cavalo de Tróia que serão descarregados para o sistema e executados. Se você tiver feito logon com privilégios de administrador, um cavalo de Tróia poderá, por exemplo, reformatar seu disco rígido, excluir todos os seus arquivos, criar uma nova conta de usuário com acesso administrativo entre outros.
Você deve incluir-se no grupo Usuários ou Usuários avançados. Ao fazer logon como um membro do grupo Usuários, você pode realizar tarefas de rotina, inclusive executar programas e visitar sites da Internet, sem expor seu computador a riscos desnecessários. Como um membro do grupo Usuários avançados, você pode realizar tarefas de rotina e também instalar programas, adicionar impressoras e usar a maioria dos itens do Painel de controle. Se for necessário realizar tarefas administrativas, como atualizar o sistema operacional ou configurar parâmetros do sistema, faça logoff e volte a fazer logon como administrador.
Fonte: Desconhecida, texto recebido por e-mail