Quem usa o CorelDraw há bastante tempo já sabe “de cor e salteado” quais são as ferramentas da “Caixa de Ferramentas” e para que serve cada uma delas. Porém, para quem está começando agora, nada melhor do que já compreender qual a função de cada uma delas não é mesmo?! É exatamente isto que veremos neste tutorial. Vamos lá?!
Para começar, você deve saber o que é a caixa de ferramentas. Bem, a caixa de ferramentas, como o próprio nome já diz, é um local (”caixa”) onde estão as principais ferramentas de uso do CorelDraw. Veja a figura abaixo para ter uma idéia melhor do que estou falando:
Perceba que cada uma das ferramentas está numerada para facilitar a explicação. Vamos começar a ver para que serve cada uma:
1. Conhecida como ferramenta de Seleção, é a ferramenta utilizada para selecionarmos/arrastarmos objetos.
2. Conhecida como ferramenta de Forma, serve para alterarmos a forma de um determinado objeto. Sua tecla de atalho é a tecla F10. Perceba ainda que abaixo dela há uma "setinha" indicando que há mais ferramentas neste menu. Não se preocupe que veremos quais são e para que servem mais a frente.
3. Esta é a famosa ferramenta de Zoom. Serve para darmos zoom em objetos, na tela...Tem como atalho a tecla F2.
4. Esta é a ferramenta chamada Mão Livre. Serve para desenharmos livremente no "palco" ou tela. O Corel será o mais fiel possível quando você estiver utilizando esta ferramenta, sendo que você pode alterar em suas propriedades sua suavização.
5. A ferramenta Retângulo serve para desenharmos retângulos, quadrados. Atalho: tecla F6.
6. A ferramenta Elipse serve para construirmos Elipses, círculos. Atalho: tecla F7.
7. A primeira ferramenta deste menu chama-se Polígono e serve para desenharmos Polígonos e estrelas. Tem como atalho a tecla Y.
8. Esta é a ferramenta de texto do CorelDRAW. Podemos criar tanto uma moldura para inserirmos um texto quanto um Texto Artístico. Tem como atalho a tecla F8.
9. A primeira ferramenta deste menu que nos permite aplicar preenchimentos interativos, que podem ser: Uniforme, Gradiente, Padrão, Textura e PostScript.
10. Esta é a ferramenta que nos permite aplicar uma transparência Interativa, que pode ser: Uniforme, Gradiente, Padrão e Textura.
11. A primeira ferramenta do Menu nos permite aplicar uma mistura interativa entre dois objetos.
12. A primeira ferramenta deste Menu chama-se Conta-Gotas e serve para capturarmos uma cor de algum objeto por exemplo.
13. Este é o menu dos contornos. Nele podemos escolher a cor do contorno, seu tamanho...
14. Este é o menu com as opções de preenchimento, podendo ser Textura, uniforme, gradiente...
Vamos começar a ver os menus:
Em ordem, temos:
Faca: serve para cortarmos um objeto ou parte dele Borracha: serve para apagarmos um objeto ou parte dele Transformação livre: serve para aumentarmos, diminuirmos, transformarmos o objeto
Neste menu temos a ferramenta de Zoom que já vimos e também a ferramenta "enquadramento" que serve para navegarmos pela tela, visualizando a mesma
Neste menu temos:
Bézier: permite-nos criar curvas Mídia Artística: permite-nos adicionar pinceladas ao objeto Dimensão: permite-nos criar curvas inclinadas, deitadas... Linha de conexão: permite-nos criar uma linha de conexão para conectarmos a outra linha Conector Interativo: podemos criar linhas de fluxo
Neste menu, temos a ferramenta polígono que já vimos e também:
Espiral: permite-nos criar um espiral Papel Gráfico: esta permite-nos criar uma grade (bem útil)
Além da ferramenta de preenchimento interativo, temos a ferramenta de preenchimento interativo de malha. Usando esta ferramenta, nosso objeto ficará como se fosse um quadro de xadrez, sendo que podemos alterar as propriedades de preenchimento de cada "casa/quadrado".
Neste menu, além de Mistura Interativa, temos:
Contorno Interativo: permite-nos criar um contorno Interativo. Por exemplo, nosso contorno pode começar de fora e ir diminuindo para dentro. Distorção Interativa: o próprio nome já diz. Podemos distorcer um determinado objeto. Envelope Interativo: permite-nos adicionar vários nós ao objeto, modificando sua forma Extrusão Interativa: permite-nos dar a aparência de 3D a um objeto Sombreamento Interativo: permite-nos adicionar um sombreamento ao objeto
Além do Conta Gotas, possuímos a ferramenta Lata de Tinta. Após usar o conta gotas para capturar a cor de um objeto, utilize a lata de tinta para aplicar esta cor a algum objeto, inclusive no contorno.
Neste menu temos várias opções de Contorno. A segunda serve para alterarmos a cor do contorno, a terceira para deixarmos um objeto sem contorno, a quarta para utilizarmos a espessura mínima e as seguintes são outras espessuras de contorno (1/2 ponto, 2 pontos, 8 pontos...).
Este menu nos mostra as opções de preenchimento. Veja o significado de cada botão:
1. Mudar a cor do preenchimento 2. Preenchimento Gradiente 3. Preenchimento de padrão 4. Preenchimento de textura 5. Preenchimento de PostScript 6. Sem preenchimento 7. Janela de encaixe de cor. Abra uma janela mostrando tipo de cor, o código RGB por exemplo...
Bom, é isso aí! Agora você já sabe para que serve cada uma delas e só falta por tudo isso em prática! Abra já seu Corel e comesse a treinar imediatamente! Boa Sorte!
Tutorial utilizando CorelDraw 9.0 em Português
Autor original:André Felipe Fascina Direitos Autorais: BABOO