A festa de ouvir músicas por streaming acabou. Segundo o site Digital Trends, o Last.fm, conhecido site de música, irá cobrar pelo serviço de rádio por streaming. Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido continuarão a ter o serviço como é hoje, gratuitamente.
O Last.fm funciona como uma rede social para pessoas que gostam de música, abrigando datas de shows, lançamentos de CDs de artistas e downloads gratuitos legais de alguns arquivos em MP3. Outra função interesante do site é a conhecida como "scrobbling", na qual cada música escutada pelo usuário é arquivada pelo site, gerando relatórios a respeito do gosto musical do ouvinte, comparações com outros usuários e sugestões de bandas ou artistas parecidos. Esse e todos os outros serviços que não sejam o streaming continuarão sendo gratuitos.
De acordo com o site LifeHacker, o site passará a cobrar uma taxa de US$ 4 (aproximadaente R$ 9) mensais para o uso do serviço. Um teste gratuito de 30 dias será oferecido para quem não quiser pagar a taxa no início.
"Ao mesmo tempo em que queremos oferecer o mesmo serviço para todos os países, o mundo é um lugar enorme e não é barato prover música pela internet", disse o Last.fm.
Além disso, aplicativos não oficiais desenvolvidos para celulares que funcionem com o Last.fm serão desativados em breve. Oficialmente existem aplicativos apenas para o iPhone e para celulares com Android. Aplicativos populares, como o Last.fm Mobile e o Mobbler, feitos para Symbian, não funcionarão mais.