Microsoft revelou ontem (27) que seu próximo sistema operacional terá interface sensível ao toque. O Windows 7, como vem sendo chamado, contará com sistema "multi-touch", demonstrado pela companhia durante o evento "Wall Street Journal's D: All Things Digital", na Califórnia.
Com a aplicação, o usuário poderá manipular imagens com os dedos ou tocar teclado na tela do computador, por exemplo. Uma demonstração do sistema já está na web.
Bill Gates, co-fundador do gigante da informática, justificou a aposta no "multi-touch", afirmando que mouse e teclado serão substituídos por formas de interação mais intuitivas. "O papel da fala, da visão e dos gestos será enorme", afirmou. "A forma pela qual você interage com o sistema vai mudar dramaticamente."
No mês passado, Gates disse em um seminário em Miami que "em algum momento do ano que vem" poderemos ver o lançamento do novo sistema operacional. Oficialmente, no entanto, a Microsoft diz que o sucessor do Vista chega apenas em 2010.
Mesmo assim, até lá, as opções de sistemas da Microsoft não vão parar no Vista. A empresa anunciou, neste ano, que vai estender, mais uma vez, o prazo de venda do sistema XP. A versão Home Edition poderá ser vendida em PCs de baixo custo até junho de 2010.
A tecnologia multitouch é uma aposta da Microsoft desde 2007. Prova disso é a Surface, mesa sensível ao toque de US$ 10 mil. Ela possui um projetor de imagem, emissores de luz infravermelha e cinco câmeras acopladas a sua base. Quando um objeto como um dedo ou um celular entra em contato com a superfície da tela, isso reflete a luz infravermelha de uma determinada maneira, e a reflexão é captada pelas câmeras da parte inferior.
| Reuters | |
|
Bill Gates faz demonstração da "TouchWall", outra interface sensível ao toque da Microsoft, durante a Summit |
Com agências internacionais