Às vezes parece que os pequenos hamsters dentro do seu computador não estão correndo rápido o suficiente na roda dentro da gaiola? Sim, nós já passamos por isso. Inicialização de programas que ocupam toda a memória, um HD que não é desfragmentado há uma década e aquele programa anti-spyware pesadíssimo tudo isso pode realmente atolar o Windows XP. Hoje em dia, até novatos sabem como mudar o MSConfig, desfragmentar o disco e instalar o Ad-Aware. Como não queria fazer uma reinstalação completa ou um upgrade para o Vista, eu usei alguns métodos poucos comuns para ajudar meu PC a ganhar uma sobrevida.
Vamos começar matando todos os processos que comem muita memória; eles são os principais culpados pela perda de velocidade no XP. Os processos incluem aplicativos, serviços de rede e arquivos DLL (dynamic link library) que controlam o acesso aos arquivos. O utilitário Process Explorer da Sysinternals, que é gratuito, ajuda a ver o que está rodando na sua máquina e permite que você mate qualquer processo que está deixando o XP lerdo.
Comece baixando o Process Explorer (gratuito) no endereço www.microsoft.com/technet/sysinternals/utilities/ProcessExplorer.mspx. Ele está zipado, abra-o - não há instalador e está pronto para usar. John Brandon, redator freelancer.
1. Selecione as colunas
Como nós estamos focando em desempenho, comece clicando com o botão direito em qualquer cabeçalho de coluna, selecione Select Columns, depois clique na aba Process Performance. Marque a caixa CPU Usage e CPU Time. Clique na aba Process Memory e marque a caixa perto de Virtual Size.
2. Visualize as colunas
Clique em qualquer coluna para reorganizar as informações. Por exemplo, se você clicar no cabeçalho Virtual Size, verá os processos que mais consomem memória listados. Clique no cabeçalho CPU e você verá os processos que estão usando todo o poder de processamento do seu PC.
3. Mate os processos, delicadamente
Clique em um processo que ocupa mais tempo de processador ou tamanho virtual e aperte a tecla Del para desligá-lo. Mas tenha cuidado! Se você matar um processo necessário para o Windows, seu PC pode dar pau. Procure pelo nome de um processo no Google para saber o que ele faz e se é seguro desligá-lo.
Dicas rápidas
Habilite o DMA
É impressionante, mas alguns Windows XP não estão configurados para usar DMA, um modo no qual o seu disco rígido pula o processador e transfere dados diretamente para a memória RAM. O DMA faz com que o processador trabalhe menos e, portanto, mais rápido. Vá até o Gerenciador de Dispositivos (Painel de Controle | Sistema | Hardware | Gerenciador de Dispositivos) e procure pela seção de Controladores IDE ATA. Clique no sinal de Mais, clique duas vezes em Canal IDE Primário. Clique em Configurações Avançadas. Confira se a opção DMA está selecionada nos dois modos de Transferência. Clique em OK. Repita tudo no Canal IDE Secundário. Clique em OK.
Converta para NTFS
NTFS (New Technology File System) é um sistema de arquivos mais veloz no acesso a informações do que o FAT (File Allocation Table), sem falar em outras melhorias com o suporte a arquivos de mais de 4 GB e discos maiores. A maioria das máquinas com o Windows XP já tem o HD formatado em NTFS, mas se você fez um upgrade a partir do Windows 98 ou ME, provavelmente o disco ainda usa FAT. Você pode fazer a conversão para o sistema de arquivos mais novo sem risco de perder os dados. Clique em Iniciar, Executar, digite cmd. Digite convert letra_do_drive: /fs:ntfs na linha de comando, onde letra_do_drive é a letra para o seu drive primário (exemplo: c). Tecle Enter. Aviso: alguns programas para DOS ou versões mais antigas do Windows não conseguem ler arquivos em um disco NTFS, mas existem utilitários para resolver esse problema. Também não dá para voltar para FAT. A conversão pode demorar um pouco, então sente e espere.
Desabilite as portas COM
Quanto menos o XP tiver que pensar, melhor. Você pode desabilitar as portas COM, LPT e USB que não usa para melhorar o desempenho do PC, principalmente na inicialização. Vá até Gerenciador de Dispositivos (Painel de Controle | Sistema | Hardware | Gerenciador de Dispositivos), encontre Portas e clique no sinal de Mais. Clique com o botão direito na porta e selecione Desabilitar. O mesmo pode ser feito com a portas USB: vá até a seção Universal Serial Bus, clique no sinal de Mais e desabilite qualquer porta que não estiver usando.
Fonte: www.yahoo.com.br