Depois que todo mundo começou a se acostumar com o PHP5, significativas melhorias em OOP. Adição de métodos privados e protegidos, classes e métodos e abstratos, interface, controle de erros, melhoria no uso de XML. Alias já a um tempinho o PHP6 começou a ser desenvolvido, e a promessa para agora é a suporte a Unicode, que irá permitir a criação e gestão mais fácil de aplicações internacionalizáveis (multi-lingua).
O senhor Derick Rethans, o maior colaborador do PHP, postou uma noticia a pouco tempo atrás sobre PHP6. Com o PHP 5.1 vindo ai, com uma camada de abstração de dados nativa e mais algumas coisinhas bacanas, como chamar a próxima versão do PHP? PHP 5.2, 5.5, 6 ? O senhor Derick tem a opinião que a próxima versão seja chamada de PHP6, e no entanto já é oficial. Isso porque haverá uma “mudança drástica” com o suporte a Unicode.
Mais com a crescente globalização de negócios mundial, fica inaceitável a falta descente de suporte nativo ao Unicode no PHP, embora as conversões possam ser feitas com a extensão mbstring ou como o iconv. Mais isso tornas a criação de aplicações difíceis e chatas, quem trabalha com isso sabe do que estou falando.
4 Dias após Derick postar sua opinião sobre suas sugestões e opiniões sobre a nova versão do PHP, Rasmus, o criador da criatura, se pronunciou e deixou uma lista de pessoal de características para a próxima versão do PHP 6.0 As quais eu acho positivas e válidas. As mais significativas para mim estão:
- Completa remoção das register_globals (Muito Boa)
- Remoção das magic_quotes_*
A lista completa está disponível aqui.
Isso é uma pequena previa do PHP 6.0 que estou apresentando a vocês, muitas coisas que estão surgindo na web e as informação estão um pouco defasadas, como algumas das apresentadas aqui possam estar também.