Neste artigo irei guiá-los para fazer uma conexão a um banco de dados MS Access. Esta técnica já me foi muito útil e espero que a mesma possa ajudá-los a conhecer alternativas ao MySQL e outros.
O objetivo dessa técnica é de ajudar os programadores que estiverem com problemas em seu banco de dados MySQL ou outro, e possam escolher por usar esse servidor que é mais simples, mas muitas vezes muito conveniente.
Vamos lá, para começar devemos configurar os drivers para a execução do Access no PHP. Obs: Só é possivel a execução em servidores de PHP que rodam em plataformas Windows.
Faça o seguinte:
1. Clique em Iniciar - Painel de Controle - Fontes de Dados ODBC (32 Bits) 2. Escolha a "aba" NFD de sistema. 3. Clique em Adicionar e escolha Microsoft Access Driver(*.mdb) da lista e clique em Finalizar. 4. Na tela que vai se abrir digite o seguinte: Nome da fonte de dados: Access (você pode dar o nome que quiser) e depois clique em Criar! Dê um nome para a base de dados (teste.mdb) e clique em OK. Depois de ter feito isso, abra o teste.mdb no Access e crie uma tabela (tb_teste) conforme segue abaixo:
Nome do Campo ---- Tipo de Autenticação ----------------------------------------| id ---------------------- AutoNumeração | nome -------------------- texto | nick -------------------- texto | email ------------------- texto | website ----------------- texto | ----------------------------------------|
|
* Popule a tabela com algumas informações para criarmos um exemplo prático.
--> Exemplo Prático
Crie um arquivo com o nome db_access.php e coloque as informações abaixo:
<?php $con = odbc_connect("Access","","") or die("Erro na conexão com o banco de dados. Por favor entre em contato com o adiministrador."); $sql = odbc_exec($con,"SELECT * FROM tb_teste"); $i=0; while(odbc_fetch_row($sql)) { $i++; echo odbc_result($sql,"id"); echo odbc_result($sql,"nome"); echo odbc_result($sql,"nick"); echo odbc_result($sql,"email"); echo odbc_result($sql,"website"); echo "<br>"; } ?>
|
Feito isso basta acessar o arquivo db_access.php e você terá pronto o seu script com banco de dados em Access.
Este exemplo é muito simples de fazer e tem como finalidade listar os dados da tabela (tb_teste). Com o uso das funções ODBC do PHP você poderá expandir esse exemplo no que precisar.
Lembre-se que estas funções do PHP so podem ser usadas em servidores PHP/Windows que são infelizmente a minoria no Brasil, pelo menos no que se refere a hostings baseados na plataforma Windows. |
Fonte: www.phpbrasil.com