Concorrente do MSN, o mensageiro instântaneo do Google em nova versão ganha muitos recursos interessantes, como transferência de arquivos e e-mail de voz. A programação surpreende.
Por Gilberto Alves Jr.
Para quem ainda não conhece, o Google Talk é um concorrente do MSN. A briga Microsoft x Google promete ser, e tem sido, a grande guerra desta geração de serviços de internet. A nova versão do Google Talk é uma boa oportunidade para você conhecê-lo.
Interface mais simples
O Google Talk já era um excelente comunicador instantâneo. Excelente porque é simples. A interface mais limpa é um atrativo e muitas pessoas deixam o MSN e preferem o Google porque o consideram mais simples, mais fácil de usar, mais leve e talvez o principal: sem absolutamente nenhuma propaganda.
Integração com o Gmail
Se o que você precisa num comunicador instantâneo é guardar as conversas para ler depois, o Talk é o melhor. Ele guarta todas as conversas no Gmail. Assim você tem todo o poder de busca do Google para suas conversas. Além disso, você pode usar o Talk até sem instalar o software, porque ele pode ser utilizado diretamente na interface do Gmail. E tem mais: um e-mail pode ser respondido por chat, assim o Gmail agrupa tanto e-mails como chats numa única “conversa”. O Talk também notifica pra você os e-mails que chegaram na sua caixa postal do Gmail.
Voz sobre IP
Tudo bem, o Skype continua sendo o melhor para conversar pelo microfone. Mas o Talk é quase tão bom quanto, enquanto o MSN é sofrível neste aspecto. No MSN não raro o som chega atrasado e distorcido. Já no Talk a qualidade é praticamente a mesma de uma ligação telefônica.
Até aqui, nenhuma novidade. Então vamos a elas.
Transferência de arquivos
Clique e arraste o arquivo que você quer compartilhar para a janela do Talk na qual você fala com seu amigo. Pronto, é simples assim. Você também pode arrastar uma pasta e assim transferir todos os arquivos que estão dentro dela de uma soh vez. Ah, se o arquivo for uma foto, uma versão reduzida aparece instantaneamente na tela do seu amigo. A transferência é bem rápida.
E-mail de voz
Essa foi uma novidade que eu achei muito divertida. Você clica em um botão “send voicemail” e ouve uma moça falando: “a pessoa com quem você quer falar não está, por favor, deixe sua mensagem depois do ‘me’ ” Então a mesma mocinha faz com própria boca o barulhinho que normalmente é feito por uma máquina: “meeeeee”. Aí você fala o que quiser e quando terminar o seu amigo vai receber um e-mail. Quando ele, se tiver Gmail, abrir o e-mail, um player em Flash aparece diretamente e ele simplesmente clica no play e começa a ouvir a mensagem que você gravou.
Isso mesmo, nada de download de arquivo, nada de abrir um programa para ouvir o arquivo baixado, nada disso, basta clicar Play e ouvir a mensagem. Uma dica: cante uma música para sua namorada, ela vai adorar e vai poder ouvir toda hora… mas só se você for afinado, tá? Ah! Quem não usa Gmail também recebe, mas é preciso baixar o arquivo e usar um player para ouvir :P
Compartilhe a música que você está ouvindo
No Talk os seus amigos podem saber qual música você está ouvindo. O nome da música e do artista aparecem embaixo do seu nome. Ok, o MSN já faz isso, mas só se você estiver usando o Windows Media Player para ouvir música. O Talk compartilha o que você está ouvindo no iTunes, Winamp, Windows Media Player e Yahoo Music. Eu uso iTunes, então é legal poder finalmente compartilhar o que estou ouvindo sem precisar usar o player do tio Bill.
Google Music Trends
Ainda falando de música, o Google lançou o Google Music Trends. Funciona assim: o Google guarda no seu banco de dados (infinito?) o que todo mundo está ouvindo e monta um ranking. Esse ranking está aqui.
Enquanto eu estou escrevendo esta matéria, quem está ganhando na categoria Latin é a Marisa Monte, ocupando o primeiro, segundo e terceiro lugares, seguida pelo Mano Chao. Isso significa que ela vende bem, que quem compra seus CDs os digitaliza facilmente para ouvir no PC, ou que ela é campeã de donwloads em redes P2P? Talvez tudo isso, né? Mas eu achava que a Ana Carolina fosse mais popular, de acordo com os resultados de venda de discos.
Clicando no nome do artista, o Google diz tudo que sabe sobre ele, incluindo onde comprar os discos.
No Brasil, uma dica
O Orkut só é um sucesso no Brasil. Lá fora, na gringolândia, ele é considerado um grande fracasso. Mas deixando isso de lado, bem que o Google poderia integrar os amigos do Orkut aos amigos do Talk… Podendo deixar o usuário mandar scrap através do Talk, ver as comunidades do amigo, coisas assim… Seria legal… Certamente faria muita gente mudar do MSN para o Talk. Quem sabe, se a gente pedir bastante, eles não fazem isso para a próxima versão ?
Para baixar a nova versão, entre neste endereço. [Webinsider]
Fonte: http://webinsider.uol.com.br/index.php/2006/08/18/novo-google-talk-traz-melhorias-em-relacao-ao-msn/