Na mais bizarra virada já vista pela indústria musical em sua luta contra a pirataria, as estrelas da música Dave Matthews Band, Foo Fighters e Switchfoot -- e até a Sony BMG, quando recebe queixas -- estão ensinando seus fãs a driblar o sistema de proteção contra cópia que os impede de usar o
iTunes para abastecer de músicas seus
iPods.
Gravadoras como Sony BMG e EMI estão lançando mais e mais CDs com esse esquema de proteção, que no momento funcionam apenas com software e aparelhos compatíveis com tecnologia Windows Media, da Microsoft, relata o Billboard.
"As iniciativas de gerenciamento digital de direitos autorais estão gerando queixas dos fãs, muitos dos quais possuem iPods. Os murais de mensagens dos sites de artistas e varejistas online estão cheios de reclamações de consumidores irados por não saberem que estavam comprando um CD protegido contra cópia até tentarem criar arquivos musicais em seus computadores pessoais", relata o Billboard.
A sugestão oferecida pelos artistas a seus fãs donos de iPod é converter o CD em arquivos do Windows Media, gravar os arquivos em um CD em branco (que não tem proteção contra cópia) e então converter os arquivos desse CD em arquivos do iTunes.
Tim Foreman, guitarrista da banda Switchfoot -- cujo último CD, "Nothing is Sound", é protegido contra cópia e despontou em 3º lugar na parada Billboard 200 -- foi mais além. Ele postou em um fórum de fãs hospedado pela Sony Music link para um software que desabilita a tecnologia de proteção. A mensagem de Foreman foi posterioremente apagada, diz a reportagem.
A Sony BMG diz que não está tentando impedir os usuários de iPod de abastecer seus tocadores com músicas desses CDs e informa aos que reclamam a existência do site cp.sonybmg.com/xcp, onde provê informação sobre como lidar com a tecnologia, informa o Billboard.
Tendo vendido até agora mais de 13 milhões de CDs com essa tecnologia de proteção, a Sony BMG incentiva os compradores desses CDs a pressionar a Apple a licenciar sua tecnologia FairPlay para também ser implementada em novos CDs.
Segundo a reportagem, os produtores dos artistas estão irritados com o fato de a tecnologia ser tão facilmente contornável -- especialmente com o respaldo da Sony BMG.
FONTE: MacPress