Corra do Google enquanto há tempo!
Esse artigo tem como intuito alertar a todos sobre o problema de utilizar o google e depender dele para um ou outro serviço.
Relatarei os problemas que tive com ele sem fazer nada de errado e sem ter respostas sobre o motivo do meu banimento, esse artigo será atualizado/reajustado no decorrer do tempo, se esse aviso está aqui ele ainda não foi finalizado completamente.
Tive 2 problemas graves com o Google, um pessoal, mas que acabou respingando em empresas que forneço serviços de TI, e um segundo problema que muitos outros profissionais de TI tiveram, vamos começar com o primeiro que creio ser o mais grave, O sequestro de dados realizados pelo próprio google, depois veremos A cobrança após a promessa do serviço gratuito.
O Sequestro de dados realizados pelo próprio Google
Nunca imaginei que isso ocorreria comigo, espero que a minha experiencia sirva de alerta a outros usuários que assim como eu confiam muitas informações pessoais, lembranças de vida e questões financeiras nas mãos de big techs como o Google.
Utilizo os serviços do Google assim como sou parceiro em serviços como Adsense e "Workspace", há pelo menos 18 anos, em 2004 conheci a solução do Google Adsense, iniciei a parceria e comecei minha longa jornada de crescimento de sites e geração de renda.
Em meados de 2008 meus primeiros problemas se iniciavam, o Google já começaria com seus desmandos e punições sem explicações plausíveis e nunca tiveram a menor intenção de explicar quaisquer que seja a punição que você toma, dos diversos sites que eu possuia, de assuntos váriados, cerca de 80% deles receberam punições leves, que eram resolvidos com poucas ou nenhuma mudanças em relação ao conteúdo, porém até esses problemas se resolverem eram sempre cerca de 10 a 15 dias sem anuncios ou com anuncios simplórios que porém não eram remunerados, mas "OK, eles fazem isso para manter a qualidade para o anunciante". Apesar de uma ou outra suspensão ou penalidades mais severas, sobrevivi esse tempo até que a era dos "blogs/sites" foi extinta com a chegada das redes sociais e pouco tempo depois dos vídeos no Youtube. (Apesar disso uma pequena renda sempre foi gerada através do Adsense com o pouco de visita que meus sites geravam, ao menos os custos se pagavam).
Mas o problema verdadeiro veio em 2021, depois de mais de uma década e meia de parceria com essa empresa autoritária, no meio da madrugada eu recebo esse e-mail.
Talvez o problema pareça simples e você pense: "Crie outro e-mail, pare de drama!"
Mas se você é usuário do Google, te convido a fazer um exercicio e pensar o quão preso você está a ele? E ai?
Pois é, eu só pensei nisso quando tive meu e-mail banido injustamente, porque pensaria nisso antes? Eu simplesmente usava um serviço que me atendia e parecia prezar pelo cliente. Se eu estivesse fazendo alguma sacanagem usaria um fake, ou um e-mail aleatório qualquer, qual o sentido de usar a conta que carrega muito da minha vida pessoal e profissional para fazer algo que coloque em risco meus dados?
Veja uma que exemplifica resumidamente o que eu perdi:
- Lembrando que não me deram a minima chance de recuperar quaisquer dado que eu possuia hospedado com eles.
Google Photos - 3 anos de Photos que estavam salvos apenas no Google. (Troca de celulares sem realizar backup local, um erro infelizmente cometido, logo agora, que confiava no Google, porque fotos antigas eu tenho em vários backups, pois essa "maravilha" de Google Photos ainda não existia.)
Google Domains - A unica coisa que consegui recuperar, meus registros de dominios internacionais, provavelmente porque se eles segurassem com eles perderiam qualquer processo futuro e mesmo assim foi um trabalho arduo recuperar a posse desses dominios, depois de várias ligações falando com o suporte apenas americano, algumas ameças eu finalmente consegui a migração e pasmem, o próprio suporte me indicou criar uma conta nova google e mover os dominios para essa conta. "Ué, achei que eu estava banido? Não? Apenas a minha conta antiga sem motivo? Mas posso continuar por aqui? Legal, lega! Só que não."
Youtube Premium - Acredite ou não mesmo após esses banimentos eles CONTINUARAM A COBRAR MEU PLANO FAMÍLIA, aparentemente eles continuarem recebendo por um serviço mesmo sem eu ter acesso ao meu login não é um problema. E sabe o que é pior, eu sequer tinha como cancelar, afinal, meu login não funciona, foram 3 longos meses tentando cancelar a porcaria da cobrança, eu é que não ia cancelar meu cartão usado em outros serviços. Eles que me baniram, então eles que resolvam essa merda. Felizmente após 3 meses, e um processo já aberto na justiça brasileira (leeeenta) finalmente o dinheiro foi estornado e as cobranças cessaram, espero que para sempre.
A cobrança após a promessa do serviço gratuito
Esse texto está em processo de criação...
* O Google ou A Google - Estava indeciso em como chamar essa empresa, achei essa possível explicação, e resolvi seguir por esse lado.: https://tecnoblog.net/responde/o-google-ou-a-google/