Hoje recebi um e-mail de uma empresa chamada moredigital.com, o e-mail basicamente me perguntava se eu tinha interesse em publicar um link “texto” de clientes deles em troca de um valor anual.
Logo de cara achei estranho, por que é uma empresa de fora do país e aparentemente não trabalham com empresas (clientes) brasileiras e além disso logo me veio em mente a pratica de “Link Farm” que seriam as fazendas de links, coisa que é proibida no regulamento do Google, esse tipo de ação pode ser punida com banimento nos resultados de busca do google.com, tanto quem compra links como quem vende.
Como o anuncio foi oferecido para um site meu que é pouco visitando e gera um lucro bem baixo, eu me interessei e retornei o e-mail.
Algumas horas depois recebi o retorno deles, um e-mail bem objetivo com a oferta, basicamente informaram a forma de pagamento, o valor que seria pago e o tipo de cliente que eles trabalham e de forma bem genérica informando os “setores”, por exemplo: jogos online, computadores e carros.
O valor oferecido para um ano de link é de U$150,00, como já informei o site é pouco visitado então é um valor a se considerar, mas continuei com muitas dúvidas em relação ao negocio e dei uma rápida pesquisada no google, o que me fez ficar mais intrigado, em geral todas as respostas em relação a empresa eram negativas, os poucos que afirmavam ter recebido, tinham conseguido com um pouco de insistência e os demais eram usuários de fórum com apenas uma postagem, ou seja opiniões que não se pode confiar.
Acabei decidindo encerrar a troca de e-mails por ali, mas encontrei um novo link, um blogueiro que recebeu a mesma proposta, (http://www.piotrkrzyzek.com/moredigital-com-scam-or-not-subject-enquiry-regarding-email/) ele não aceitou porém colocou algumas dicas de “negociação” com a empresa, as quais pretendo seguir e ver se da algum retorno positivo, vou citar aqui alguma das sugestões que ele deu.
1º Perguntar ao dito patrocinador, se é possível adicionar o rel=”nofollow” nos links, com esse atributo evitaria ser punido pelo google, pois nesse caso não caracteriza como um black hat
2º Solicitar pagamento antecipado ou pelo menos um sinal do pagamento antes de inserir o link no site
3º Solicitar um prazo menor de permanência do link no site, fazer outra negociação de valores e prazos.
Leia o post original que vai encontrar outras sugestões inclusive nos comentários outras pessoas que receberam o e-mail, algumas que fizeram negócios outras que não.
Caso a minha negociação finalize com sucesso vou atualizar esse post com as novidades, se no momento que você está lendo o post acaba por aqui é por que, ou a negociação não terminou positiva ou ainda estou negociando com a empresa, nesse caso pense bem e tente ao máximo se cercar de cuidados para não ter problemas por conta de alguns dólares por ano e caso alguem tenha alguma informação sobre a empresa ou já fez negocios por favor deixe nos comentários, pode ajudar mais pessoas na mesma situação.